Queijos
Conheça a nossa produção
Há mais de 30 anos produzimos queijos feitos com leite de vaca, ovelha e cabra. São sabores e texturas surpreendentes que refletem o terroir da nossa região. Preocupados com a qualidade dos nossos produtos e da sua alimentação, visamos uma alimentação saudável e consciente livre de conservantes e aditivos.
As vacas produzem mais volume de leite do que as ovelhas e as cabras. Existe uma variação, dependendo da raça, mas em geral o leite de vaca contém mais gordura do que o leite de cabra e menos do que o leite de ovelha. As maiores famílias de queijos são feitas de leite de vaca devido à larga escala de produção das ordenhas. Em geral, o leite de vaca tem um sabor doce e suave. Dentre os três tipos de leite, o leite de vaca é o mais apto a assimilar e desenvolver o sabor esperado pelo mestre queijeiro, sem afirmar as suas características inerentes.
Queijos de Vaca
Queijos de Ovelha
As ovelhas produzem menos leite quando comparadas com vacas e cabras. No entanto, o leite de ovelha é o que contém o maior teor de gordura. Por esse motivo, queijos feito com leite de ovelha tem uma textura macia e cremosa, como os famosos Serra da Estrela e Pecorino. Em geral, o leite de ovelha é mais ácido, tem sabor de nozes e além de um distinto sabor descrito como “lanoso”.
Queijos de Cabra
Cabras produzem mais leite do que ovelhas e menos leite do que vacas. É o leite que contém o menos gordura dentre os leites de ovelha e cabra e é o mais facilmente digerido pelo organismo humano. O volume reduzido de produção de leite e o baixo teor calórico é a justificativa para a maioria dos queijos de cabra serem pequenos, delicados e feitos com cuidado. Em geral, o leite de cabra é picante e tem sabor de ervas. Esses dois sabores são inerentes a todos os queijos feitos com leite de cabra, tanto os frescos quando os maturados.